terça-feira, 16 de setembro de 2008

TRABALHO DE GRUPO

1º) Que relações o grupo descobriu?

R) A satisfação com o trabalho está ligada intimamente a saúde profissional que trata-se de um dos "pilares" da qualidade de vida pois melhora o rendimento profissional, aprimora o relacionamento interpessoal e por consequência aumenta a assiduidade e diminui a rotatividade nas empresas.

2º) Que efeitos positivos ou negativos dessas relações podem afetar a qualidade de vida dos empregados?

A) Rendimento Profissional - Pesquisas mostram que funcionários ficam satisfeitos por serem produtivos e consequentemente ficam satisfeitos com a própria empresa; Logo o importante é, ter bastante cuidado com a escolha da sua profissão:

B) Relacionamento Interpessoal - Na medida que você têm um bom rendimento profissional e tenha bons resultados na empresa, resulta que o funcionário tenha uma boa auto-estima e como resultado melhorando o relacionamento interpessoal.

C) Assiduidade - Tendo um bom rendimento profissional e consequentemente sua auto-estima valorizada e um bom relacionamento interpessoal no trabalho faz com que o funcionário realmente goste do ambiente de trabalho, reduzindo com isso o absenteísmo.

3º) Que sugestões vocês dariam á organização, para reduzir/eliminar os efeitos negativos (ou incrementar os efeitos positivos) que poderiam advir dessas relações?

R) Para reduzir/eliminar os efeitos negativos a saúde profissional dos funcionários (absenteísmo, rotatividade,...)e incrementar os efeitos positivos (assiduidade, baixa rotatividade,...) as organizações deveriam investir mais em:

A) Um bom processo de seleção de funcionários com testes psicológicos/psicotécnicos no intuito de identificar se os candidatos possuem realmente aptidões necessárias ao cargo e se estão na profissão que os deixam realizados.

B) Uma reavaliação no quadro de funcionários aplicando os mesmos testes de seleção na equipe atual no intuído de observar se os funcionários possuem a capacidade necessária para os cargos que ocupam e sentem-se realizados em suas profissões pois caso contrário o administrador deverá decidir pelo redirecionamento do trabalho dos "não-satisfeitos"; recolocação dentro da empresa e em último caso, substituição do funcionário.

C) Bons administradores que sejam capazes de receber e adaptar esses novos profissionais a filosofia de trabalho da empresa através de estipulação de metas de trabalho (diárias ou mensais), treinamentos e posterior avaliação de resultados obtidos com reconhecimento dos que superaram suas metas e um redirecionamento do trabalho dos que não lograram bons resultados para que possam superar suas metas e alcançar o reconhecimento futuro.